terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"A maior flor do mundo" de José Saramago

     Após o visionamento do filme e da leitura da obra “A maior flor do mundo” de José Saramago, foi-nos proposto, pela docente Helena Camacho, que realizássemos alguns exercícios adaptados à obra apresentada.

     O nosso grupo optou por trabalhar as personagens, criando exercícios tanto a nível da escrita como a nível da oralidade. Para a sua realização, após o visionamento do filme e leitura da obra, iríamos formar grupos de 4 pessoas para concretizar as tarefas pedidas.

     Exercício Escrito:

     Cada aluno iria descrever as personagens. Após estas estarem caracterizadas, estes iram formular as mesmas personagens, caso fossem eles os autores da história, e acrescentar personagens se necessário.

     Por exemplo, um dos alunos podia achar que na história ficaria melhor um idoso/avo, que falasse mais sobre a natureza, através da sua sabedoria e experiência. Se este fosse o caso, o aluno teria de fazer uma caracterização do idoso, e o seu papel na história.

     Exercício Oral:
    
     Com os mesmos grupos, os alunos iriam recriar a história, mas inserindo as personagens por si criadas e alteradas no exercício anterior. É essencial ter em conta, que estas mesmas seriam inseridas, correctamente na história, estando os diálogos devidamente trabalhados.  A apresentação seria oralmente, estando a turma presente.

     Filme "A maior flor do mundo" - José Saramago


Actividade 3 - Reflexão sobre a Televisão

"Uma escola plenamente consciente da mais-valia educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade."
Roberto Carneiro
Foi-nos proposto, pela docente Helena Camacho, elaborar um comentário sobre a relação que a escola e a televisão estabelecem hoje em dia. Esse comentário tinha como base a citação anterior de Roberto Carneiro e as leituras efectuadas sobre este tema.
Para ver o nosso texto, aceda aqui.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Segurança na Internet

     Hoje em dia existem milhões de pessoas que estão ligadas à internet, e que por sua vez utilizam o correio electrónico (e.mail), navegam na World Wide Web, lêem e respondem a mensagens de listas de distribuição de notícias (newsgroups), participam em grupos de conversa em directo (chat), e em muitas outras actividades em linha (online).

     Existem inúmeras maneiras de ficar em linha. Além dos serviços comerciais principais, há milhares de Fornecedores de Serviços Internet (Internet Service Provider - ISP) que fornecem acesso à Internet. Companhias de telefone, companhias de TV por cabo e até outras empresas de menor dimensão, estão a oferecer conexões gratuitas à Internet.

     Estes ISP fazem geralmente tudo para fornecer aos seus subscritores uma agradável e segura experiência de comunicação, mas, devido à larga dimensão da Internet, não é possível, para essas empresas, todos os seus serviços estáveis, para os seus clientes.

     Devido ao facto da Internet não ser gerida por uma só entidade, qualquer pessoa no mundo - empresa, governo, organização, indivíduo - pode livremente publicar materiais nela. Um ISP liga-nos a estes locais, mas tem muita dificuldade em controlar o que neles existe.

     Sabendo que a Internet não possui uma entidade que a super-visione, e que a maior parte dos seus serviços se encontram à disposição dos seus utilizadores, é essencial desenvolver medidas e criar uma consciência para os seus riscos, de mos a torna-la mais segura, para assim obter uma correcta utilização.

     Segue-se um ficheiro com alguns ricos que as crianças podem encontrar na Internet e as medidas correctas a ter, para que estes sejam evitados – Segurança na Internet

     Links:

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Criar um fantoche

    
     De modo a melhorar os aspectos críticados pelas professoras, mencionamos que o propósito deste post é mostrar que como futuras educadoras de infância ou professoras, podemos utilizar a internet como meio de obter documentos bastante úteis para o nosso futuro, de modo a cativar as nossas crianças para uma aprendizagem, que deste modo se torna mais criativa, podendo assim também estas participar na história, criando e ajudando também a construir os fantoches.
    

     O fantoche é um com recurso para o relato de uma História. Utilizado com muita frequência no ambiente escolar, sendo um excelente auxiliar na tarefa de contar historias, facilitando o trabalho do educador, que encontra no boneco um meio físico, que de certo modo, envolve as crianças num meio mágico e lúdico.

     Podemos dizer que o fantoche é muito mais que um boneco, visto que este é a personificação da personagem, expressando emoções e sentimentos através  dos gestos e da voz de quem o manipula.

     Modo de criar um fantoche:

     Corpo base

     • Corte 2 vezes o molde acima em feltro para fazer o corpo base.
     • Insere cola quente nas zonas laterais, deixando as extremidades livres.
     . Podes colar ou coser a roupa ou outros detalhes.

    
      A cabeça

     • Corta 2 vezes o molde da cabeça em feltro na cor do teu fantoche.
     • Cola a parte de trás da cabeça na parte de trás do corpo base.
     • Passa cola quente, como mostra no tracejado do desenho, para colar a outra parte da cabeça.



     Acabamento final

     • Corta 1 vez o molde em feltro.
     • Cola com cola quente.
     • Cola olhos móveis ao fantoche.
     • Completa, se necessário, com mais alguns detalhes.

    

 

Photostory - "O Balão Mágico"

     No âmbito de demonstrar as várias possibilidades da utilização das TIC na área da educação, foi-nos pedido para realizar uma história utilizando o programa Photostory. Através dele, produzimos uma história com o objectivo de dar a conhecer às crianças o valor da partilha e amizade.

     O trabalho foi desenvolvido a partir de uma história criada por uma amiga e adaptada por nós. Como não encontramos imagens suficientes para a realização do filme, optamos por as criar, tornando o trabalho mais original.

     A sua duração é de 3 minutos e 4 segundos, devido ao facto da história ter sido adaptada. Decidimos inserir uma apresentação oral na história, pois durante a realização do projecto, concluímos que com o diálogo escrito inserido, o trabalho tornava-se sub-carregado, dificultando o visionamento das imagens.

     A história, por nós escolhida, relata a vida de dois irmãos órfãos que vivem na rua. Certo dia, quando tudo parecia mal, os meninos deparam-se com um balão azul. Este balão, involuntariamente, altera a vida das duas crianças.

Actores presentes no vídeo da história:

  • Narrador – Anabela Pinto Ribeiro
  • Irmão – Pedro Carreira
  • Irmã – Lara Pinto Ribeiro
  • Menino – Ana Soraia Pinto Ribeiro
  • Mágico – Pedro Carreira
Autoria das imagens:

  • Cláudia Espírito Santo
  • Lara Pinto Ribeiro
Autoria da versão original:
  • Ana Soraia Pinto Ribeiro
Autoria da versão adaptada:

  • Cláudia Espírito Santo
  • Lara Ribeiro
Carregue na história que pretende adquirir:
“O Balão Mágico” – Versão original
“O Balão Mágico” – Versão adaptada
“O Balão Mágico”– Filme

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Actividades com a televisão

No âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi proposto à turma, pela docente Helena Camacho, que realizassem um guião de trabalho onde teriam de descrever uma serie educativa, que fosse capaz de fornecer os correctos modelos para o desenvolvimento da Língua Portuguesa. Através da série educativa, as alunas teriam, não só de apresentar as potencialidades do programa para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, como actividades orais e escritas baseada na mesma.

Apresentação da emissão:

Nome: “Ilha das Cores”
Hórario: Diariamente às 8 h, 16:05h e às 18:05h.
Canal: RTP2
Tipo de emissão: Imagem real, desenhos animados e bonecos manipulados

Breve Descrição:

A “Ilha das Cores” é constituída por cinco casas. Cada casa tem duas cores, e em cada uma delas mora uma personagem, que se encontra vestida com as cores da própria casa. Essas personagens representam um objectivo educativo. Para além das cinco personagens, existe uma que vem de fora e participa em todas as histórias – o apresentador da história.
As casas variam de dia para dia, por exemplo, à segunda-feira o episódio decorre na casa azul, e na terça-feira na casa verde. Contudo as personagens da casa azul ou verde podem cruzar-se em uma das casas.
Os temasdos vários episódios são tratados de diversas perspectivas, o que permite uma melhor compreensão  sobre os diferentes objectivos, que vão desde o alfabeto aos números, das cores às formas, dos parentescos ao comportamento social, etc.
Para além do grande objectivo educativo, a série consegue transmitir um ambiente familiar e simpático, através das suas cores e das músicas que acompanham todas as histórias.
Como em qualquer série adequada a crianças, existem objectivos educativos, que se pretende transmitir, de modo a que o espectador obtenha um bom desenvolvimento, ao longo da sua infância.


Língua Portuguesa nas séries educativas:

A série Ilha das Cores apresenta um bom potencial, no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa, visto que no programa existem vários destaques da língua materna, como exercícios da mesma.
Os actores e as personagens fictícias têm uma linguagem clara e precisa, de modo a que os espectadores mais novos,sejam capazes de adquirir a informação apresentada, ao mesmo tempo que compreendem os diálogos e se divertem.
Existem, ao longo dos episódios, momentos em que são apresentadas cantigas ou exercícios, que desenvolvem a compreensão da própria Língua Portuguesa. São bastante simples, e vão desde a leitura do abecedário até a simples apresentação de palavras, que estão ligadas pela mesma letra (exemplo: rato, roda, rolha, etc.). 
Para além destes meios para desenvolver ou ensinar a Língua Portuguesa, é essencial destacar que as próprias personagens apresentam uma breve explicação, ao longo do episódio, sobre o tema a destacar, que neste caso é a Língua Portuguesa. Ou seja, se o episódio for expor o tema sobre uma determinada letra, por exemplo o “R”, irão surgir explicações sobre a mesma, antes dos exercícios ou cantigas.  


Actividade Escrita - Unir pontos seguindo o abecedário

Publico Alvo - Crianças que frequentam o pré-escolar
Competências - Desenvolver a capacidade escrita, ao mesmo tempo que se desenvolve a capacidade motora (posicionamento do lápis).
Materiais/Recursos -1 folha, por aluno, entregue pela educadora; lápis e borracha
Descrição da actividade -  As crianças teriam de unir as letras do abecedário de forma a encontrarem a imagem que está por descobrir. A imagem estaria associada ao tema tratado no episódio , na série “Ilha das Cores”. Por exemplo, num episódio em o tema do Inverno seria tratado, a imagem, com que as crianças iram trabalhar, podia ser um boneco de neve, visto ser algo que retrata esta mesma estação.


Actividade Oral – Explicação do tema tratado (o que se deve e o que não se deve fazer)

Publico Alvo - Crianças que frequentam o pré-escolar
Competências  - Desenvolver a expressão oral  e a concentração.
Descrição da actividade -  As crianças teriam de falar sobre o que aprenderam na série, relatando o que se deve e não fazer, consoante o tema tratado na série. Por exemplo, num episódio em o tema da saúde fosse tratado, podiam ser colocadas algumas questões  sobre esse mesmo tema. Assim a educadora podia avaliar a concentração de cada criança, observando também a capacidade de expressão oral, individualmente.

Apresentação da série





sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Actvidades Natalícias

     Do mesmo modo que melhoramos o post dos fantoches, decidimos fazer o mesmo com os restantes posts relacionados com as actividades práticas. A justificação dos posts das actividades práticas, como ja referi, serve para mostrar que podemos através da internet ter ideias criativas e até mesmo actividades completas para realizar com os nossos alunos.

     Olá J

     Como já sabem o Natal está mesmo a bater à porta, e nós as duas achamos engraçado apresentar um website recheado de informação interessante e engraçada, que pode ter alguma utilidade no futuro.

     Para acederes ao site clica aqui
     Esperemos que gostem.


    Feliz Natal!