quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aprendendo com o Jclic

       

       Este trabalho tem como objectivo criar um meio onde seja possível apresentar um determinado tema às crianças, ao mesmo tempo que estas desenvolvem certas competências específicas através de jogos interactivos. Para tal recorreu-se ao Jclic.
       O tema deste trabalho é sobre o Corpo Humano. Esta temática é  normalmente tratada, pela primeira vez, no 1º ciclo do ensino básico, em Estudos do Meio. Neste programa serão apresentadas algumas actividades e informações sobre o corpo humano, que fará com que a criança, não só seja capaz de compreender melhor o corpo humano, como também identificar e localizar alguns órgãos.
                                                       
       Apesar deste tema ser apresentado no início do 1º ano de escolaridade, esta actividade é, deveras, mais apropriada para os alunos que se encontram pelo menos no segundo ano de escolaridade, visto que existem determinadas áreas neste projecto que contêm textos pouco apelativos a um público mais novo. Sugere-se, então, que o programa seja apresentado a crianças entre os 7 e 9 anos.                

       Aqui têm o jogo O Corpo Humano
                    

1 comentário:

  1. Caras alunas deixo-vos um comentário aos vossos jogos do Jclic.
    Uma parte muito significativa dos vossos ecrãs é de texto. Não só possuem muitos ecrãs informativos, como algumas das actividades são efectuadas com base em textos muito longos. Não é este o paradigma esperado para jogos. Quando se oferece um jogo de computador a uma criança a expectativa dela é ser solicitada a escolhas em função de som, animação e imagem e pouco texto.
    Os puzzles que vocês propõem parecem-me difíceis de fazer. Ambos têm muitas peças pequenas cuja localização não é fácil de detectar e o tipo de puzzle que escolheram também não facilita.
    O jogo de memória tem imagens todas duplicada o que torna o jogo pouco interessante.
    No jogo de associação entre as partes do corpo e as respectivas zonas do esqueleto, a mensagem inicial é pouco clara.
    Na sopa de letras a palavra músculo deve ser acentuada.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar